Os amantes de cacau amam as tardes de Outono
Comer de forma Ayurveda é comer de forma a nos sentirmos nutridos e energizados. O foco alimentar não é só o alimento mas o conceito de fogo digestivo – o Agni. Neste conceito encontramos a justificação para o facto de diferentes alimentos serem digeridos de forma diferente de acordo com a hora, estação do ano e biótipo de quem o ingere, e esta abordagem oferece a quem a segue uma vitalidade, força e imunidade surpreendentes.
Conhecido pela forma inclusiva e exclusiva como se apresenta, o Ayurveda é exclusivo de cada um, em cada momento, e inclusivo nos alimentos que perfazem a rotina alimentar. Para nós que vivemos em Portugal a rotina alimentar do último trimestre do ano é desenhada para contrabalançar o frio, pelo que o chocolate quente se torna num excelente antídoto se combinado da forma correcta com especiarias quentes e secas. Ele é abraçado com carinho e sem fúrias num caminho de encontro a uma alternativa mais saudável, mas igualmente saborosa.
Para os Kapha, o Outono é esperado com um sorriso… finalmente o chocolate quente… finalmente voltar a sonhar com a hora de chegar a casa, de sentir os aromas e sentar no sofá sem culpa.
O chocolate é como o caril, uma massala, o resultado de um conjunto de ingredientes em que o cacau assume o protagonismo, por isso venha de lá o Outono, as noites frias, os dias de chuva porque nós temos o cacau, a canela e o gengibre. A trilogia é tudo o que precisamos para passar confortavelmente o Inverno, porque:
- a CANELA é um excelente digestivo e expectorante, e uma especiaria quente que estimula a circulação e por isso ajuda a aquecer as extremidades
- o GENGIBRE promove a digestão e a circulação e os benefícios para a saúde são tantos que é considerado um tridosha;
- o CACAU está cheio de cálcio e antioxidantes que suportam a saúde das células. É uma das maiores fontes vegetais de ferro e rico em magnésio fundamental para a saúde cardíaca e cerebral. Funciona para elevar o humor e é um excelente antídoto para a falta de sol durante os meses mais cinzentos.
Agora que já conhecemos a magia da trilogia, resta experimentá-la nas nossas receitas favoritas para animar os dias de Inverno – acreditem que vale a pena!
Chocolate quente ayurveda
- 2 chávenas de leite gordo do dia (alternativa vegetal leite de amêndoa)
- 4 colheres de chá de açúcar mascavo
- 1/4 chávena de cacau cru em pó
- 1 colher de chá de canela
- 1/4 colher de chá de gengibre em pó
- 1 pitada de flor de sal
- 1 pitada de cardamomo em pó
- 1/4 colher de chá de baunilha (opcional)
– Numa panela aquecer o leite até um ponto antes de ferver, adicionar o açúcar e o cacau e mexer bem enquanto ferve.
– Retirar do lume e acrescentar as especiarias.
– Servir com um pouco de noz moscada ou pimenta de cayene se estiverem a precisar de energia extra.
[ Às vezes quando quero deixar com consistência cremosa adiciono um pouco de farinha maisena (diluída previamente em água fria) e deixo ferver com o chocolate até engrossar ]
Caramelos de cacau
- 1/2 chávena de cajus triturados1/4 chávena de granola
- 1/4 chávena pepitas de cacau cru
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 3 colheres de sopa de cacau cru em pó
- uma pitada de flor de sal
- 1/2 chávena de açúcar de coco
- 1/4 chávena de manteiga de cacau, derretida (uma alternativa é ghee)
- 1/4 chávena de manteiga de coco ou óleo
- 1 colher de chá de baunilha
– Misturar os primeiros 7 ingredientes secos numa taça. Derreter as manteigas por ordem e batê-las até formarem um creme homogéneo.
– Misturar esta massa húmida com a taça de ingredientes secos até tudo estar bem incorporado.
– Espalhar o resultado final num tabuleiro de vidro e deixar no frio por 20 minutos até ficar firme a ponto de ser cortado em cubos e guardado num frasco seco.
Brownies de cacau e canela
[ Esta receita funciona muito bem com óleos essenciais de menta, laranja, lavanda, rosas ]
- 1 lata pequena de feijão preto
- 2 ovos grandes
- 1/4 chávena cacau cru em pó
- 2/3 chávena açúcar de coco
- 1/3 chávena óleo de coco ou ghee
- 1/2 colher de chá de bicarbonato
- uma pitada de flor de sal
- 2 a 4 gotas de um óleo essencial
- 1 chávena de pepitas de chocolate preto
– Aquecer o forno.
– Reduzir todos os ingredientes a uma pasta à excepção das pepitas de chocolate que serão envolvidas (3/4) na massa e o restante (1/4) colocadas sobre a massa espalhada no tabuleiro.
– Deixar cozinhar por 30 minutos (eu gosto meio crus por dentro e torrados por cima).
No Ayurveda a vida é vista como uma prova de amor. A abordagem é a flexibilidade e amorosidade perante a Vida, e talvez por isso seja por muitos referida como a Mãe da Medicina. Mãe porque como uma Mãe é exigente, cuidadora, preocupada mas amorosa.
Abraça os nossos argumentos e sorri perante as desculpas, apontando sempre para a força que existe em nós para conseguirmos atingir os nossos propósitos. Como para uma Mãe, também para o Ayurveda tudo depende do que comemos.
Faz em casa e envia-nos os registos! Gostaria muito de ver e partilhar os resultados para abrir o apetite a quem ainda não experimentou!
Fundadora do método BMQ, formadora da AMAYUR
Formadora reconhecida pela YOGA ALLIANCE
Terapeuta Ayurveda Sénior
Professora Sénior de Yoga