CLÍNICA AYURVEDA

Ser saudável não implica muito do nosso tempo implica sim a disponibilidade para uma imersão interna no processo de auto-conhecimento.

Clínica Ayurveda - O que é?

Uma consulta Ayurveda pode ser um momento de mudança de mindset fundamental para desencadear processos de auto-conhecimento que vão revelar uma outra expressão de ti.

Se procuras a consulta por/para:

  1. Curiosidade sobre um outro estilo de vida, a consulta consistirá numa orientação a nível de alimentação, exercício físico, pranayama (exercícios de respiração) e sugestão de rotinas para diminuir o stress.
  2. Terapêutica alternativa para doenças específicas, como ansiedade, depressão, gastrite, alergias, problemas intestinais, candidíase, endometriose, entre outras patologias. Nestes casos, a consulta consistirá numa orientação a nível de alimentação, rotinas e outros tratamentos que possam melhorar o dia-a-dia e diminuir os sintomas, eliminar a causa e recuperar a sensação de saúde e bem estar. No caso de ser absolutamente necessário prescrever medicação ayurveda, à base de plantas e cujo objetivo é potencializar o tempo e eficácia do tratamento.
  3. Ultrapassar questões específicas promotoras de mal estar, como por exemplo: má digestão, gases, obstipação, insónias ou má qualidade de sono, enxaquecas regulares, excesso de peso, menstruações desafiantes e outras situações que não damos importância nem atenção por acharmos “normais” e “não termos tempo” para as cuidar.

O que esperar?

Existem vários métodos de diagnóstico no Ayurveda. A escolha de cada método de diagnóstico depende do terapeuta, da questão trazida para consulta e das características do paciente.

Para além das ferramentas de diagnóstico adicionais existe sempre uma base que consiste na: observação directa e anamnese (questionário clínico) que passará das perguntas mais básicas e concretas às mais “estranhas” e pessoais de forma a conseguir traçar:

  1. Um perfil personalizado do tipo de energia que predomina em ti
  2. Um registo da tua história clínica que nos permita identificar os padrões de desequilíbrio mais comuns e conhecer sua origem
  3. Um plano dos teus hábitos alimentares para melhorar o teu agni (fogo digestivo) e, se necessário, corrigi-lo
  4. Um quadro de rotinas adequadas ao teu estilo de vida e motivação para uma vida saudável
  5. Se necessário, uma prescrição de medicamentos ayurveda que te ajudem a iniciar e potencializar todo o processo.

Ser saudável não implica muito do nosso tempo, implica sim a disponibilidade para uma imersão interna no processo de auto-conhecimento.

Até já!

Lara Lima